terça-feira, 1 de março de 2011

Os itinerantes

Todo mundo já ouviu falar do Matsubara, time simpático que hoje perambula pelas divisões inferiores do Campeonato Paranaense. O Japonesinho, como é carinhosamente chamado por seus poucos torcedores, era figura fácil na revista Placar, nos gols do Fantástico e nos antigos cartões da loteria esportiva. O pitoresco nome vem do fundador do clube.

Originalmente da cidade de Cambará, o Matsubara mudou-se para Londrina, voltou para Cambará e mandou seus jogos da terceirona paranaense do ano passado em Santo Antônio da Platina. Nunca me incomodei com esse jeito nômade do Matsubara, afinal o Nuno Leal Maia, meu ídolo, já treinou o time, nos anos 1990. E ele trabalhou em Vereda Tropical, a novela mais futebolística do Brasil, então, o Japonesinho tem crédito demais comigo.

Recentemente, Grêmio Barueri e Guaratinguetá também trocaram de cidades e viraram Grêmio Prudente e Americana, respectivamente. Aí sim eu fiquei incomodado. E ficaria mesmo se o Nuno Leal Maia tivesse treinado um dos dois. Não que eu esperasse algo diferente de clubes fundados por empresários, sem o menor compromisso com as populações das cidades. Mas é que é chato pra caramba ver um time subir de divisão com um nome, escudo e camisa, e no outro ano estar totalmente camuflado, dando a impressão de que está com vergonha de onde esteve nos anos anteriores.

Mas, o que me incomodou de verdade foi o caso do Ituiutaba Esporte Clube. Fundado em 1947, não é time de empresário nem de prefeitura nenhuma. É do povo da cidade, que sempre o acompanhou, desde os tempos em que se chamava Boa Vontade.

A história do Ituiutaba não tem nada a ver com a de Guaratinguetá ou Grêmio Barueri. O Boa tem raízes na cidade do triângulo mineiro. Tem uma torcida fiel, que realmente se preocupa e acompanha as notícias do time. E que agora, no melhor momento de sua história, quando o clube está na Série B do Campeonato Brasileiro, vê os dirigentes carregarem o velho Boa para Varginha, cidade a 700 quilômetros dali.

O povo de Varginha não tem culpa de nada. Mas é óbvio que não vai se envolver com o Ituiutaba, agora rebatizado de Boa. Os ituiutabanos ficaram órfãos do tradicional time da cidade. E não será pecado nenhum se torcerem contra o amado clube.

Eu vou torcer contra. Não tem como ser diferente. E, se os ingratos dirigentes do Boa contratarem o Nuno Leal Maia para treinar o time, eu vou perder um velho ídolo da infância.

Um comentário:

  1. Que sacanagem com os torcedores de Ituiutaba, hein? Sabia que isso tava acontecendo não... Só falçta trocar o mascote do time pra um E.T.!!! rarará!

    É, nem com Nuno Leal Mais à frente do time dá pra torcer! =/

    Abraço,

    P.

    ResponderExcluir