Vou contar um segredo. Até gosto de futebol internacional. Como amante do Velho Ludopédio, não sou louco de não gostar. Curto um Milan x Inter, um Barcelona x Real, um Manchester United x Arsenal. Mas o que me emociona de verdade, desde os meus primórdios futebolísticos, são os clássicos do interior do Brasil. Esses jogos tão comuns no país até os anos 1990 e tão raros desde então.
Esta semana, Uberaba e Nacional fizeram um amistoso comemorando os 191 anos da cidade de Uberaba. O jogo movimentou o Triângulo Mineiro, já que não era disputado de forma oficial desde 2004, ano em que o Naça desativou seu departamento de futebol profissional.
Como este, vários outros clássicos revivem rivalidades históricas Brasil afora. O estado de São Paulo é o mais rico neste quesito. Botafogo e Comercial fazem o Comefogo de Ribeirão Preto, São José e Taubaté despertam fortes emoções no Vale do Paraíba, e América e Rio Preto dividem São José do Rio Preto em duas metades. Isto sem falar no derby campineiro, disputado entre Guarani e Ponte Preta e que já valeu até pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Caxias x Juventude, Goytacaz x Americano, Treze x Campinense, Anapolina x Anápolis, enfim, é uma gama ampla de grandes rivalidades espalhadas pelo interior do Brasil, de norte a sul. Que a modernidade do futebol foi minando pouco a pouco.
Hoje em dia, a primeira camisa de um garoto de Belém é a do Chelsea, quando deveria ser do Remo ou do Papão. Sampaio Corrêa e Moto Clube jogam pra dois mil pagantes, em São Luís. Isso quando jogam! E quem pode me dizer, com precisão absoluta, quando foi a última vez que Comercial e Operário se enfrentaram num domingo à tarde, com o Estádio Morenão lotado, em Campo Grande?
Eu não tenho camisa do Barcelona. Nem desmarco compromisso pra ver jogo de Champions League. Não tenho nada contra. Só que prefiro saber quanto está Potiguar x Baraúnas, pelo grande derby de Mossoró.
Dedicado aos amigos Lilian Moreira e Walmiro Muzzi
Santanense x Aliado em Santana dos Montes/MG
ResponderExcluirPutz, nem fala...
ResponderExcluirURT e Mamoré em Patos