sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sabores

Esta semana revivi um dos grandes sabores perdidos na minha memória gustativa infantil. O bom e velho Guaraná Jesus, do Maranhão. Lembro que meu pai me trouxe uma garrafinha na infância, um amigo uma lata na adolescência, e foi só. Mas ainda assim, o sabor ficou vivo, e é impressionante o arrepio do corpo e do cérebro, ao tirar das gavetas filmes há muito arquivados, como o cheiro da antiga loção de barbear do velho, a cor das paredes da casa em que eu morava e o sotaque do amigo maranhense que não vejo há mais de 20 anos. Tudo isto, com um simples gole no líquido cor de rosa, que reencontrei em São Luís.
  
O mais fantástico é pensar que outros gostos espalhados mundo afora podem trazer lembranças semelhantes. O problema é lembrar quais são. Outro refrigerante, com sabor do primeiro time do bairro? Algum tempero perdido da macarronada da querida avó, que coloca na mesa da sala tios e primos que não estão mais por aqui? A empada da cantina do primário, que você comia ao lado do primeiro amor da sua vida, mesmo sem ter a mínima noção do que era isso? Hummmm... você só vai lembrar quando senti-los de volta, deliciosos e históricos, dentro da boca, se é que ainda é possível revivê-los.

O mesmo acontece com os cheiros. Quantas vezes, você lá, distraído, na rua ou no trabalho, e passa uma pessoa com um perfume que lembra alguém? Como parar aquele turbilhão feroz que traz de volta passagens, capítulos, talvez vidas, de histórias esquecidas?

Mas não faz mal. Bom é lembrar. Pobre de quem não traz na mente cheiros e gostos. Que recordem semana passada. Ou o mês que se foi. Melhor ainda se forem de épocas em que você nem consiga precisar direito. Mas que foram bem vividas, com toda sua paixão. E todos os sentidos.

2 comentários:

  1. Bala-chiclete que eu comprava escondido depois da aula no pré e rosca da rainha da minha mãe que cheirava a rua toda... hummm infância no Serro. Eu era feliz e sabia!

    ResponderExcluir
  2. Como não se lembrar do Guaraná Del Rey na garrafa de cerveja?

    ResponderExcluir