quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Milonga del moro judio

Resgatando velhos arquivos no computador aposentado da casa dos meus pais, descobri o texto abaixo, escrito em 2006 e publicado num blog que não existe mais. Não tem nada a ver com o nosso Velho Ludopédio, mas, na iminência de mais uma guerra no mundo, resolvi publicar aqui. A diferença é que antes eu mandei só a letra da música. Agora vai só o vídeo.

Voltamos a qualquer momento com nossa programação normal.
____________________________________________

Eu sempre entendi as guerras. Explico-me: não concordo com elas, nem com os motivos - em 100% dos casos banais - mas entendo o porquê de um povo matar o outro. Explico-me de novo: entendo a visão deles, mas não concordo nem ratifico os motivos.

Aliás, achava que entendia. E nada como a arte pra te fazer abrir os olhos e mudar sua mesma velha opinião formada sobre tudo.

O cantor uruguaio Jorge Drexler tem uma música chamada "Milonga del moro judio" ou "Milonga do mouro judeu", que conta a história de um árabe judeu que vive entre cristãos e simplesmente não consegue odiar nenhum povo nem matar em nome de nenhum Deus, de nenhuma religião ou de um país qualquer. A canção está no disco "Eco", de 2004.

O tal mouro me fez pensar: afinal, se temos 98% de DNA em comum com os ratos, o que dizer do DNA de outro povo? Ele se torna distinto do nosso se é de outra religião, outra raça ou de outro país? E mesmo que se tornasse, isso seria motivo para ódio e guerra?

Já não mais entendo guerras sobre domínio territorial, diferenças religiosas e - principalmente essa - sobre petróleo. Já não entendo extermínio nem genocídio. Já não entendo os homens-bombas, os kamikazes nem as medalhas de condecoração. Nada mais sei sobre nada bélico, seja um míssil de longo alcance ou um bodoque.

Vale-me o consolo de que nunca é tarde pra mudar suas ignorantes ideias acerca das pessoas e do mundo. Ninguém é obrigado a ser eternamente estúpido...




Nenhum comentário:

Postar um comentário