domingo, 29 de maio de 2011

O Valeriodoce do Augusto

Esta é a história verídica do Augusto, um garoto de Santa Catarina, que torce para o Valeriodoce, simpático clube de Itabira, interior de Minas Gerais.

Passei uns dias em Florianópolis, semana passada. Fui apresentado à família do Augusto, num jantar informal na casa dos pais dele, e como ficaram sabendo que sou mineiro e repórter esportivo, o tema veio à tona. Ninguém conseguiu me explicar o porquê da inusitada escolha do garoto, e deixei o assunto de lado.

O Augusto olhava meio distraído aquele papo todo. Ressabiado e desconfiado, como se bom mineiro fosse. Um pouco mais tarde, me chamou pra jogar uma partida de futebol no playstation. Não neguei, mesmo já sabendo a catástrofe que se aproximava. Entre o sétimo e o oitavo gol do guri, ele disse baixinho, como se quisesse me tornar cúmplice de um segredo proibido:

- Quer saber porque eu torço pro Valeriodoce?

- Claro, me conta.

- Você é jornalista e escreve né? Então deve gostar de ler...

- Gosto sim, quem não gosta?

- Fiquei sabendo que o Valeriodoce é o time do Carlos Drummond de Andrade.

- É, o poeta nasceu na mesma terra do Valério.

- Você sabia que um cara chamado Júlio Verne jogava no Valeriodoce? Eu li numa revista velha do meu avô.

- Sim, eu sabia. Ele era meio-campo.

- Então, tio. Como eu não vou torcer pro time do Carlos Drummond e do Júlio Verne? Seria traição aos meus escritores preferidos.

Aí sim a ficha caiu. E me peguei morrendo de inveja do Augusto por não ser como ele, um autêntico torcedor do Valeriodoce.

Voltamos pra sala de jantar e convidei os pais do Augusto para uma visita a Belo Horizonte. Com a promessa de esticar o passeio a Itabira para conhecer a terra do poeta e do clube de coração do garoto.

Que bom seria o mundo se todos os torcedores fossem puros como o Augusto...



* Dedicado a meu amigo Rodrigo Franco, que fez o contrário do que o Augusto fez. É mineiro e buscou seu amor em Santa Catarina.

2 comentários:

  1. Lindo isso, né Marcão! A ingenuidade é mesmo fascinante. Pena não ser ela inerente ao futebol!

    ResponderExcluir
  2. Marcola,
    parabéns pelo texto!
    Não sei se o garoto existe realmente, mas se for verdade, faço questão de apresentar ao Augusto a minha bela Itabira e o que ainda sobrou do seu glorioso Dragão.
    Ah! O Julio Verne atualmente treina os juniores do Itambacuri.
    Um abraço!

    ResponderExcluir