segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Futurologia

A futurologia é a ciência que tenta antecipar o futuro. Cruzando dados, analisando tendências, somando números e detalhando acontecimentos do presente. Com isso, o que está por vir fica mais previsível, de uma forma ou de outra.

Vários políticos, economistas e empresários buscam na futurologia um elemento fundamental no planejamento cotidiano para o trabalho. Estão certos todos eles, claro. Tudo o que for útil para obter maiores lucros e acertos em quaisquer atividades profissionais é válido.

Mas o nosso negócio aqui é o futebol, que não é uma ciência exata, como todo mundo sabe. O futebol é um dos poucos jogos na vida onde o fraquinho ganha do fortão, mesmo sem ninguém explicar como. A história do esporte registra vários exemplos de Davis batendo Golias mundo afora. E por isso o Velho Ludopédio é tão fascinante.

Domingo passado. Final do Mundial Interclubes. Santos x Barcelona. No Japão.

Eu queria antecipar e entender perfeitamente a tática do Barcelona. Fazer a futurologia de quantos chutes daria Messi durante o jogo. De quantas tabelas fariam Xavi e Iniesta. E do tanto de vezes que Daniel Alves seria acionado por Fábregas pelo lado direito do campo.

Não pude e nem consegui, é óbvio. Se fosse tão fácil assim, Muricy Ramalho também saberia. E talvez o Santos tivesse vencido o jogo.

Eu torci pro Santos ganhar. Eu entendo muito pouco de futebol. E menos ainda sobre futurologia.  Só torço pras coisas e pros times que meu coração manda. E mesmo depois de passados alguns dias, e da derrota ainda mal-digerida, eu queria voltar o tempo e fazer o meu amigo Davi vencer o estranho Golias da Espanha.

Um comentário:

  1. Parabéns, Marco. Uma visão diferente e mais romântica do jogo. Gostei muito de todo o blog. Pedro

    ResponderExcluir