segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dia dos Namorados

Eu sempre vi o Dia dos Namorados como uma data comercial, assim como os dias das mães, dos pais e das crianças. Excelentes para o faturamento das lojas e toda a publicidade ao redor. Não costumo me envolver com o clima de romantismo que tentam nos mandar garganta abaixo, mas também não sou radicalmente contra a turma que entra de cabeça na ideia. Penso que qualquer fato que sirva para unir as pessoas, e trazer mais harmonia ao mundo, é válido, ainda mais com toda a confusão do nosso cotidiano. Ainda que, pra mim, seja artificial e passageira.

Não gostar do Dia dos Namorados não quer dizer que eu não goste de namorar. Muito pelo contrário. Acho que namorar é uma das coisas mais legais da vida, e muita gente deve concordar comigo. Ter uma companheira pra todas as horas, uma amiga pra dividir os segredos, uma amante pra fazer planos mirabolantes, enfim, ter uma namorada pra viver ao lado, é algo que deve ser valorizado e cuidado, com todo o carinho. Em todos os dias, e não apenas no 12 de junho.

Existem várias formas de namorar, que vão muito além da que tradicionalmente conhecemos, entre duas pessoas. Você pode namorar seus amigos, ao aproveitar um simples momento ao lado deles. Pode namorar sua família, ao perceber que a presença de Deus se manifesta verdadeiramente em cada contato com eles. Pode namorar seu trabalho, ao transformar o lugar de onde você tira seu sustento num ambiente de harmonia, tranquilidade e boa convivência. Pode namorar até seu time de futebol, desde que você saiba levar esta relação com equilíbrio e paixão na medida certa.

Mas, antes de tudo, e exatamente para que tudo dê certo, é importante namorar consigo mesmo. Porque, só assim, a vida vai fluir em paz. É preciso se respeitar, em primeiro lugar. Saber o seu próprio valor e o que você pode oferecer e merece receber. Valorizar suas qualidades e tentar minimizar seus defeitos. Porque quando seu romance com você mesmo estiver correndo às mil maravilhas, a tendência é que o mundo todo queira lhe namorar.

Namorar é ótimo. Poucas coisas na vida dão mais prazer. E, mesmo que eu ainda esteja considerando a data comercial, vou me permitir entrar no clima, para desejar a todos um feliz Dia dos Namorados. Mesmo pra você, que só namora consigo mesmo.



*Para Natália, que me faz querer ser melhor a cada dia

3 comentários:

  1. Pois é. Precisava encontrar alguém que me fizesse despertar esse amor próprio. E está sendo assim, com a relação saudável, companheira, vibrante e equilibrada que venho tendo com a Luciana. E você tem culpa nisso, amigão! Inté...

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Precisava encontrar alguém que me fizesse despertar esse amor próprio. E está sendo assim, com a relação saudável, companheira, vibrante e equilibrada que venho tendo com a Luciana. E você tem culpa nisso, amigão! Inté...

    ResponderExcluir
  3. E você anda namorando as letras de forma cada vez mais apaixonada! Parabéns! Me senti representado aí!

    ResponderExcluir