sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A terceira lei de Newton

Se tem alguma coisa que eu gosto nesta vida é a sabedoria popular. Ela nunca erra. Assim como os conselhos de vó, as bulas de remédio e as leis da física. Todo ditado ou provérbio carrega em si décadas, séculos, milênios talvez, de bons conselhos.

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" - ditado popular.

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos" - provérbio chinês.

"Um tolo e seu dinheiro são logo separados"
- provérbio inglês.


"Não saia neste tempo frio sem blusa, meu filho"
- conselho de vó.


"Não é recomendável misturar este medicamento com álcool"
- aviso de bula.


São muitos. E você pode segui-los ou não, claro. Seu livre arbítrio existe é para isso mesmo.

Mas, de todas as frases famosas ou não que a gente ouve durante a vida, a que mais me parece verdadeira é a terceira lei de Newton.

"A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em direções opostas"

Isaac Newton, obviamente, falava sobre a física, sua ciência, mais especificamente sobre movimentos dos corpos, energia e outras coisas que não vou explicar aqui porque não vem ao caso e porque eu não entendo bulhufas sobre o assunto. Resumindo: convencionou-se dizer que a terceira lei de Newton é algo mais ou menos assim: 'para toda ação há uma reação'. E que isto serve para todos os aspectos da sua vida.

Concordo plenamente, mesmo admitindo que na vida humana há diversas situações em que o acaso age implacavelmente, como num acidente ou doença, por exemplo. Por outro lado, existe aquele afortunado que ganha na loteria ou encontra o grande amor de sua vida perdido em uma esquina qualquer de uma cidade do interior.

Mas, enfim, quando as coisas seguem nas condições normais de temperatura e pressão, e o improvável não ataca, a tendência é que você tenha como reação tudo aquilo que foi feito na sua ação.

“A única coisa segura sobre a sorte é que ela mudará” - provérbio alemão.

Se você estudou muito para uma prova ou trabalhou arduamente num projeto, certamente tirará boa nota e terá bons resultados na empresa. Mas, se enrolou e adiou as ações, merecidamente vai tomar um ferro danado, tanto na escola como no trabalho.

É muito simples mesmo. Se sua dieta foi feita regularmente durante todo o ano, sua silhueta estará como a desejada no verão. E se você se entupiu de comida apimentada no jantar, é certo que vai sofrer na hora em que ela sair, mais cedo ou mais tarde, na solidão do banheiro.

"Tudo o que sobe, desce" - ditado popular. E também lei da física, mas com outro enunciado qualquer.

No futebol também é assim. Não tem como fugir. As equipes que melhor investem, planejam e contratam bons jogadores, fatalmente são que as que ganham os títulos mais importantes. É claro que o acaso é figura presente no esporte. O craque do time pode se machucar e resultados inesperados acontecem todos os dias. Mas é só olhar as tabelas e listas de campeões mundo afora pra ver que, no final, o mais organizado acaba vencendo mesmo.

Quando um dirigente some do clube e deixa seus problemas pessoais tomarem conta de sua vida, sem se importar com o que se passa na instituição, a tendência é que, abandonado, o time despenque pelas tabelas e dê vexame em campo. Pode ser que isto não aconteça, mas é muito difcil. E o futuro tenebroso tende a ser a reação para a ação que foi mal feita.

"Quem avisa amigo é" - ditado popular.

3 comentários:

  1. Sensacional! Nossa!!!! Gostei demais...
    Esse post foi, sobre vários aspectos o post do ano.

    ResponderExcluir
  2. Marquinho, belo texto. Faltou completar com aquela: "Aqui o errado é que é o certo" do saudoso Kafunga. Os tempos mudaram e os dirigentes permaneceram estagnados no passado, em Mil Novecentos e kafunga, pensando apenas em enriquecer enganando torcedores com construção de estádio, contratações bombásticas e outras pérolas mais. Um abraço, Cássio

    ResponderExcluir