sábado, 13 de agosto de 2011

Quem ama vaia

Escuto um velho amigo dizer uma frase emblemática, e que sempre me perturbou, desde muito tempo atrás. Em todas as ocasiões, ganhando ou perdendo, rindo ou chorando, fevereiro ou junho, Paraíba ou Paraná, me lembro do nobre professor dizendo:

- Quem ama vaia.

Curioso que sou, não hesitei em perguntar o significado daquilo. Ele não tinha papas na língua e mandou:

- Amor é cobrança, é querer sempre o bem do outro. É não deixar quem você ama relaxar, nem achar que tudo está bom do jeito que está.

- Por que você vaia seu time então, mesmo quando ele está ganhando?

- Porque ele tem que continuar assim. Se eu não vaiar, os jogadores vão achar que está tudo bem, e aí vão se acomodar.

- E quando ele é campeão?

- Só foi campeão porque eu vaiei. Eles não descansaram nenhum segundo por causa da vaia.

- E seus filhos? Você aplaude?

- Não, claro que não. Eu criei. Sei o potencial deles e até onde podem ir.

- Seus alunos, professor?

- Menos ainda. Os pais deles os colocam lá naquela escola cara porque sabem que vão sair capacitados para o mundo.

- Nem quando tiram um 10?

- Claro que não, Se o aluno tirou 10 é porque era possível. Toda a matéria foi dada anteriormente. Mérito dele, mas não vou aplaudir. É melhor vaiar, para ele ficar alerta e não tirar 9 na próxima.

- E sua esposa, você vaia?

- Ah... aí não dá né? Não dá pra vaiar minha neguinha...

- Mas por quê? Você não a ama?

- Amo, claro. Muito.

- E vaia não é pra quem se ama?

- Sim, sim. Mas é praquele amor que a gente quer melhorar, que a gente quer que evolua. Aquele amor que você sabe que ainda tem mais pra dar, pra você e pro resto mundo. Seu time, seus alunos, até mesmo seus filhos. Isso é pro bem deles, não é maldade. Nunca vaiei alguém que eu não amasse de verdade.

- E sua esposa? Responde. Por que você não vaia?

- Nunca vaiei. Essa não dá pra vaiar. Ela me dá tudo que preciso. Ela me ampara quando eu caio e me perdoa quando erro. Ela me completa, me acelera e me freia. Ela me entende até quando eu mesmo ainda não me entendi.  Ela não precisa melhorar. Por isso que eu nunca a vaiei.

- Agora entendi.

- Você é chato demais. Pergunta muito. Vaia pra você!

* Para meus amigos Angel, Eugênio e Murillo, companheiros de muitas e históricas vaias.


2 comentários: